Desporto 360
Um fórum inovador sobre todos os tipos de desporto, inclusive vários jogos do mesmo. Aproveita e regista-te..Wink

9º Albufeira Ladies Open: Frederica Piedade é primeira cabeça-de-série

Ir em baixo

9º Albufeira Ladies Open: Frederica Piedade é primeira cabeça-de-série

Mensagem por Duke11 em Seg Fev 15, 2010 10:36 am

Frederica Piedade, uma das melhores tenistas portuguesas de todos os tempos, será a primeira cabeça-de-série do Albufeira Ladies Open, o torneio internacional feminino de 10 mil dólares (7.255 euros) em prémios monetários, a contar para o ‘ranking’ mundial do WTA Tour, que o Montechoro Sports & Leisure
Club está a organizar desde sábado nos ‘hardcourts’ do Hotel Montechoro.

A nona edição da prova começou no sábadocom a fase de qualificação, que ainda está longe de terminar, devido à chuva que temfustigado o Algarve nos últimos dias. O quadro principal, que deveria arrancar amanhã (terça-feira) verá, assim, o seu início adiado, pelo menos, para quarta-feira.

As finais de singulares e pares estão previstas para Domingo.
A chuva impede a competição mas não trava os treinos e apesar dos ‘hardcourts’ molhados cerca de sete dezenas de jogadoras têm estado a treinar à chuva, caso de Frederica Piedade que trocou bolas com Magali De Lattre, a outra portuguesa que tal como ela entrou directamente no quadro principal, embora não esteja suficientemente bem cotada no ‘ranking’ mundial para figurar entre as oito cabeças-de-série.

Piedade e De Lattre integraram aquela famosa selecção nacional que no ano passado foi à Turquia garantir a subida ao Grupo-1 da Fed Cup, a maior competição mundial entre selecções nacionais femininas. Este ano a Fed Cup jogou-se no Estádio Nacional, logo na primeira semana de Fevereiro, e Piedade fez parte das quatro titulares enquanto De Lattre foi a suplente.

Vencedora de 11 torneios internacionais pontuáveis para o ‘ranking’ mundial, Frederica Piedade ostenta o segundo melhor palmarés da história do ténis feminino português e regressa a Montechoro pela primeira vez desde que em 2004 se sagrou vice-campeã de pares, ao lado da francesa Kildine Chevalier.

Nenhuma portuguesa foi capaz de vencer o Albufeira Ladies Open e o melhor resultado até ao momento foi a presença de Neuza
Silva nas meias-finais de 2007. Frederica

Piedade, apesar de lesionada no ombro esquerdo, o que lhe limita o movimento de serviço, terá todo o apoio do público local para tentar conquistar o seu 12º título internacional de singulares.
Magali De Lattre também conta no seu palmarés com cinco títulos internacionais, mas apresenta-se neste início de época menos rodada competitivamente, pelo que a sua forma é ainda uma incógnita.

Para além de Piedade e De Lattre, o quadro principal apresenta mais duas portuguesas, Bárbara Luz e Ana Claro, duas jogadoras da selecção nacional de sub-18, beneficiárias de ‘wild cards’, ao abrigo do acordo estabelecido entre o Montechoro Sports & Leisure Club e a Federação Portuguesa de Ténis.

Um total 114 jogadoras inscreveu-se na fase de qualificação, pelo que, deverão ter estado cerca de 130 participantes, vindas de todas as partes do Mundo. Só olhando para as 18 que entraram directamente no quadro principal há 11 países representados.

O ‘qualifying’ teve 16 jogadoras lusas na primeira ronda, um número impensável há uma década e revelador do aumento do número de praticantes da modalidade no sector feminino.

Neste momento, numa altura em que já se concluiu toda a primeira ronda e metade da segunda, restam em prova Sofia Batista e Joana Vale Costa, ambas ainda à espera de jogar a segunda eliminatória do ‘qualifying’, fase em que perderam Patrícia Martins e Beatriz Castro Coelho.

O Albufeira Ladies Open é o único torneio de ténis português da categoria de ‘ITF Women’s Circuit’ a poder orgulhar-se de um quadro de honra de vencedoras que contempla quatro jogadoras que andaram bem dentro das cem primeiras do ‘ranking’ mundial: as romenas Sorana Cirstea (a sua melhor classificação no WTA Tour foi a 23ª posição) e Minica Niculescu (47ª), a russa Evgenia Linetskaya (35ª) e a alemã Kristina Barrois (66ª).

A lista completa de campeãs do Albufeira Ladies Open, de 2002 a 2009, é a seguinte: Amandine Dulon (França), Silvia Disderi
(Itália), Monica Niculescu (Roménia), Kristina Barrois (Alemanha), Sorana Cirstea (Roménia), Evgenia Linetskaya
Russia), Sara del Barrio-Aragón (Espanha) e Darina Sedenkova (República Checa).

ojogo.pt

________________________________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Duke11
Membro Ultra

Mensagens : 579
Data de inscrição : 10/02/2010
Idade : 27
Localização : Aveiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum