Desporto 360
Um fórum inovador sobre todos os tipos de desporto, inclusive vários jogos do mesmo. Aproveita e regista-te..Wink

Participe do fórum, é rápido e fácil

Desporto 360
Um fórum inovador sobre todos os tipos de desporto, inclusive vários jogos do mesmo. Aproveita e regista-te..Wink
Desporto 360
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Liga] João Carlos Pereira: uma semana com Guardiola

3 participantes

Ir para baixo

[Liga] João Carlos Pereira: uma semana com Guardiola Empty [Liga] João Carlos Pereira: uma semana com Guardiola

Mensagem por punkZ Qui Fev 25, 2010 10:25 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Técnico fez estágio no Barcelona
Se temos de aprender, que seja com os melhores. João Carlos Pereira, treinador de futebol actualmente sem clube, mas com passagens por Académica, Nacional e Belenenses, por exemplo, é adepto à risca desta máxima. Daí que tenha aproveitado a paragem no percurso profissional para readquirir conhecimentos. Onde? Precisamente no seio da equipa que, no ano passado, conquistou tudo o que havia para ganhar, o Barcelona.

«Eu procuro sempre clubes que tenham estruturas concretas e a quem eu reconheça elevada qualidade, não só no trabalho da equipa como do treinador. Nesse sentido, penso que foi uma experiência boa, afinal estive a analisar os melhores do mundo», recorda o técnico ao Maisfutebol.

A experiência de estágio de João Carlos Pereira terminou na última segunda-feira e teve a duração de uma semana. Nesse período pôde assistir aos treinos da equipa principal e de algumas equipas dos escalões de formação do Barcelona, para além de conversar com os treinadores, incluindo o próprio Pep Guardiola. «Foi uma semana de intensa observação, de conversa, de partilha de experiências que me permitiu estar a par da informação de ponta, que era o meu objectivo», afirma.

«Em Barcelona não basta ganhar»

Depois da observação, João Carlos Pereira extraiu as naturais conclusões: «Confirmei que em Portugal também se trabalha muito bem. A diferença não está nos métodos de trabalho. A estrutura de apoio do Barcelona é que é completamente diferente. Muito mais organizada. Tudo montado por pessoas próximas dos treinadores. São ex-jogadores que assumem cargos importantes na equipa técnica e até no dirigismo. Isto é algo que só agora começa a despontar em Portugal.»

Esta foi a segunda experiência do treinador português em Barcelona, depois de, no tempo de Frank Rijkaard, ter feito um estágio semelhante. Desde então, pouco mudou o que, para o técnico é uma das chaves do sucesso. «Os melhores clubes do mundo, os que vencem mais são os que menos mudam de estrutura de apoio, de dirigentes e de treinadores, porque se as pessoas são escolhidas pelo seu perfil é porque acreditam nelas», atirou.

E, para além das pessoas, também as mentalidades permanecem intactas. «Bastou uma semana para perceber uma ideia que já tinha.Em Barcelona não basta ganhar. Eles querem ganhar mas querem também jogar bem. Não é à toa que mesmo com equipas do fundo da tabela eles enchem o maior estádio da Europa», lembrou.

«Iniesta, se te lesionas multo-te!»

Depois do glorioso ano de 2009, o Barcelona tem de encontrar forma se saciar uma massa adepta...insaciável. Talvez por isso, o momento actual da equipa não seja o melhor. Mesmo que até ganhe e siga na frente do campeonato.
«Têm muitos jogadores lesionados e a imprensa não perdoa porque quase todos estão com problemas musculares. Num treinou houve um jogador que teve uma entrada mais dura sobre o Iniesta. O Guardiola chegou junto do Iniesta e disse-lhe: «Vais para o banho e se te tiveres lesionado multo-te!», contou João Carlos Pereira.

A forma de actuar do técnico espanhol é, aliás, muito elogiada pelo português. «É muito inteligente e tivemos conversas extremamente interessantes. Falamos da realidade do Barcelona, falamos de futebol, essencialmente. Um mérito grande dele é fazer-se rodear dos melhores. Disse-me que não é ele que é bom treinador, tem é os melhores jogadores e os melhores técnicos consigo», afirmou.

O futuro passa por voltar a treinar, de preferência onde haja boas condições. «Não sei se em Portugal ou no estrangeiro, gostava era de ter um projecto que me dê condições para eu pôr em prática o que sei. Conheço aquilo que posso fazer, sei que consigo fazer coisas interessantes quando tenho recursos. O conhecimento tenho-o, falta a oportunidade de o pôr em prática», lamentou.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
punkZ
punkZ
Membro Pro

Mensagens : 368
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 33
Localização : Louvain la neuve, Belgica

Ir para o topo Ir para baixo

[Liga] João Carlos Pereira: uma semana com Guardiola Empty Re: [Liga] João Carlos Pereira: uma semana com Guardiola

Mensagem por Duke11 Qui Fev 25, 2010 12:10 pm

Guardiola fez o que é o sonho de todos os treinadores ganhar tudo que há para ganhar Very Happy
Duke11
Duke11
Membro Ultra

Mensagens : 579
Data de inscrição : 10/02/2010
Idade : 33
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

[Liga] João Carlos Pereira: uma semana com Guardiola Empty Re: [Liga] João Carlos Pereira: uma semana com Guardiola

Mensagem por Smoke Qui Fev 25, 2010 12:38 pm

Inteligente...
Smoke
Smoke
Membro Pro

Mensagens : 283
Data de inscrição : 29/01/2010
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

[Liga] João Carlos Pereira: uma semana com Guardiola Empty Re: [Liga] João Carlos Pereira: uma semana com Guardiola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos